O fim dos cartões de papel?
E porque isso não é ruim.
Por Alexandre Araujo
O cartão de visitas em papel vai acabar…
Tradicionalmente, esse meio de gerar “marketing de lembrança” nos clientes é usado pelos advogados, como forma de fazer o cliente “se lembrar” dos dados de endereço, telefone e nome do advogado.
E desde tempos bem remotos na advocacia mundial foi usado com sucesso, sendo um requisito quase que obrigatório para os advogados (e até em outras profissões comerciais), já pensarem em ter um cartão de visitas, assim que obtém a carteira de advogado, em qualquer país onde estejam.
Essa necessidade inclusive, advém do fato de que, obter a carteira de advogado não significa ter clientes “automaticamente”, assim muitos iniciam sua jornada profissional operando a partir d da própria residência, ou nas salas das OAB de sua cidade, ou visitando os potenciais clientes diretamente, (porta de empresas, sindicatos, etc), pois ainda não possuem escritório estabelecido e precisam ser “lembrados” pelos potenciais clientes, para que possam fechar contratos de trabalho.
E com o passar das décadas, o cartão de papel foi se tornando um requisito para fazerem os clientes
“se lembrarem” do advogado, guardando seu cartão de papel na carteira ou no bolso do casaco pois não havia as possibilidades de comunicação digital existentes hoje em dia, como internet, celular, as redes sociais, os sites e blogs dos advogados e canais de vídeos.
Pois bem, o cartão de visitas em papel vai acabar.
Pesquisas apontam que o brasileiro passa grande parte do tempo conectado na internet, através de seu celular e provavelmente somos o País campeão em periodo conectado nas redes sociais Facebook, Instagram e no próprio WhatsApp, o mais acessado.
E aquele cartão de visitas de papel, bonito, feito em papel “especial”, numa boa gráfica, com
suas informações já deve ter sido perdido, ou “jogado fora”, literalmente, pelo seu cliente.
A aceitação do brasileiro às redes sociais e aplicativos de mensagens (notadamente o WhatsApp e o Facebook / Instagram), torna obrigatório aos advogados, migrarem o seu “marketing de lembrança” para “onde está” o cliente.
Sabemos porém, que muitos advogados são mentalmente resistentes em aderirem à novas formas de comunicação e divulgação no ambiente digital, mas esse é um caminho sem retorno, os cartões virtuais de visitas e endereços digitais vieram pra ficar e realmente substituir os de papel.
Surgiram faz alguns anos os primeiros cartões virtuais de visitas, feitos em arquivos com formato PDF, com links de interação, que remetiam ao site ou redes sociais do advogado.
O problema desses cartões virtuais é que não são visíveis ao Google, como meio de busca das pessoas, também não são visíveis no Facebook, não servem como link de Bio do Instagram e se for preciso alterar informações, como endereço, ou qualquer outro item, praticamente é melhor fazer outro cartão nesse formato, a não ser que o advogado possua conhecimentos avançados de edição de documentos em PDF.
E ainda, estes primeiros “cartões virtuais” não possuem conteúdo direto, apenas os links para as redes sociais e o site do advogado (se houver).
A plataforma Brasil Advogados desenvolveu um modelo de link de endereço digital, que pode ser usado duplamente, como um de cartão virtual para envio pelo WhatsApp e como uma página web, com informação objetiva, para tornar o escritório do advogado visível no Google, no Facebook e servir de link no Instagram.
Desse modo, o advogado pode até mesmo criar anúncios no Google Ads e Facebook Ads, usando o seu link da Brasil Advogados como âncora do anúncio, como vários assinantes já vem fazendo.
E o melhor disso, é que a tecnologia permite que o custo seja acessível, quando comparado com os meios anteriores de gerar essa conexão com o escritório do advogado, por meio do cartão de papel ou o ultrapassado cartão virtual em PDF.
As plataformas que geram publicidade digital para advogados devem focar nisso (algumas até já estão desenvolvendo bons produtos nessa tendência), mas até o momento, o endereço digital da Brasil Advogados é o que possui a melhor relação “custo-benefício” para os advogados e o que possui a maior gama de informações e conteúdo disponibilizado para o conhecimento das pessoas que acessam o seu link.
Para saber mais sobre como é o serviço da Brasil Advogados, clique aqui
Vou contratar esse serviço, uma advogada amiga me falou.
Eu consigo fazer aqueles anuncios do Google que são pagos, usando uma pagina de vocês se eu aderir?